Alunos de Ubá passam por avaliação e educação Alimentar e Nutricional

Com objetivo de estimular a prática da alimentação saudável e prevenir os desvios nutricionais como a desnutrição e a obesidade, o setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo atividades de avaliação e educação Alimentar e Nutricional voltadas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Nas unidades escolares do município, além do fornecimento de refeições ricas, variadas e nutritivas, também são promovidas ações educativas sobre alimentação e nutrição, de forma didática, para que os alunos aprendam sobre a importância de cada alimento e de seus nutrientes para o organismo, a fim de que se tornem multiplicadores das informações adquiridas no âmbito escolar junto à família.
Para avaliação do estado nutricional dos estudantes, as nutricionistas da SME utilizam as medidas antropométricas (peso e altura) e o índice de massa corporal (IMC) por idade. A partir do diagnóstico, a equipe de nutrição realiza o planejamento para adoção de medidas e ações educativas para a comunidade escolar.
Em 2023, após a análise dos dados da avaliação nutricional, verificou-se que 65,17% dos alunos da rede apresentam estado nutricional adequado (eutróficas), 16,43% estão com sobrepeso e 15,37% dos estudantes estão com obesidade.
“Ao compararmos dados deste ano com os do ano passado, verificamos que houve um aumento no percentual de alunos com estado nutricional adequado (prevalência da eutrofia) e a redução do percentual de estudantes com sobrepeso. Entretanto, uma parcela significativa de alunos tiveram uma piora no seu diagnóstico nutricional, elevando o percentual de alunos com obesidade em 1,23%. Quando os dados foram estratificados por fase escolar, verificou-se que o excesso de peso é maior entre os alunos do Ensino Fundamental. Já a eutrofia é maior entre os alunos da Educação Infantil. A partir desses dados, entendemos que quanto mais velhos os alunos são, maior é sua autonomia frente a alimentação e, consequentemente, maior é a seletividade no que diz respeito a alimentação saudável. Diante desses resultados, a equipe de Nutrição da SME aprimora as estratégias e as ações de educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas nas escolas municipais em relação ao incentivo a alimentação adequada, para conscientizar os alunos, principalmente os do Ensino Fundamental, sobre os impactos que uma alimentação inadequada podem causar na saúde”, explicou a Nutricionista da SME, Cássia Olívia Machado Campos.