Escola do Legislativo de Ubá realiza Plenária Municipal do Parlamento Jovem de 2025

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realizou em 13 de junho de 2025, no Plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. Este ano, os jovens debatem o tema: Juventude e Direitos Culturais com os três subtemas: A Juventude e a Cultura como Direito; a Organização das Políticas Culturais e a Participação Social; e Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania. O Parlamento Jovem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas, PUC Minas em parceria com as câmaras municipais do estado de Minas Gerais.
Os estudantes do Parlamento Jovem de Ubá elaboraram nove propostas no total ao longo das oficinas, sendo três para cada subtema. Essas propostas foram apresentadas e discutidas na plenária municipal que teve o objetivo de priorizar apenas três, são elas: Subtema 1: "Programa Circuito Cultural Itinerante", Subtema 2: "Participação de Jovens na Gestão das Políticas Culturais”, e Subtema 3: “Memória Viva: Política Municipal de Educação Patrimonial e Valorização da História Local". Estas propostas vão seguir para o debate na etapa regional do Pólo Zona da Mata Norte, que será realizada na Câmara de Ubá, no mês de agosto.
A plenária foi conduzida pela estudante do Colégio Sagrado Coração de Maria, Rhaissa Ribeiro Lotti Pita, e contou com a importante atuação dos estudantes: Andrielly Oliveira Peron, Lys Alves Diniz, Sofia Flores Bartolo, Manuely Martins Nogueira, Miguel Maciel Del Puppo e Paulo Lucinei Gomes da Veiga. O estudante Miguel Betiu Martins, não pôde estar presente na plenária, mas contribuiu para a produção do conteúdo dos subtemas. As escolas parceiras do PJ de Ubá em 2025 são: Colégio Losango, Colégio Sagrado Coração de Maria, Escola Estadual Senador Levindo Coelho e Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho (Polivalente).
O encontro teve a participação do supervisor da Escola do Legislativo, vereador André Eustáquio Alves, do presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Maria Fernandes, e do vereador Breno Reis de Oliveira.
As propostas apresentadas na plenária municipal serão entregues para o supervisor da Escola do Legislativo apresentar em forma de projeto de lei para o município de Ubá.
Fonte: Comunicação da CMU