Presidente da Câmara de Ubá anuncia promulgação de lei que proíbe aterro sanitário regional no município

Presidente da Câmara de Ubá anuncia promulgação de lei que proíbe aterro sanitário regional no município

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá realizada nesta segunda-feira (07), o presidente da Casa Legislativa, vereador José Maria Fernandes (PL), anunciou que irá promulgar a Lei nº 34/2025, que proíbe a destinação de resíduos sólidos oriundos de outros municípios em território ubaense.

O projeto de lei, aprovado por unanimidade no dia 9 de junho, foi apresentado por um grupo de sete vereadores: André Eustáquio Alves, Antônio Domingos Ximendes Trindade, Breno Reis de Oliveira, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Roberto Reis Filgueiras e Renato Vieira. A proposta veta o recebimento de resíduos sólidos e rejeitos provenientes de outros municípios para tratamento ou disposição final em aterro sanitário localizado em Ubá.

Em pronunciamento emocionado, o presidente José Maria reafirmou seu compromisso com a população, em especial com os moradores do distrito de Diamante, sua terra natal. “Tenho um maior orgulho da minha terra de origem, e estou aqui para defendê-la, representá-la nessa casa legislativa. O meu distrito de Diamante sempre será minha prioridade”, declarou.

José Maria explicou que solicitou ao prefeito municipal a devolução do projeto ao Legislativo para que pudesse, simbolicamente, promulgar a lei. Segundo ele, o chefe do Executivo concordou com o pedido e aguarda o encerramento do prazo legal para a sanção. Como o prazo expiraria justamente no dia da reunião, a devolução oficial e a promulgação simbólica da lei ocorrerão nesta terça-feira (08).

“Cheguei perto do prefeito e disse: ‘Prefeito, me dá a honra de promulgar essa lei aqui, porque desde o princípio eu sempre defendi que a cidade tem que ter responsabilidade com seu lixo, mas nunca defendi que um lixo regional fosse instalado dentro do meu distrito. E vou defender com unhas e dentes até quando eu puder”, disse o presidente.

Apesar de destacar que a lei não impede a instalação de um aterro sanitário exclusivamente para o município de Ubá, José Maria foi categórico em afirmar sua oposição à instalação de um aterro regional no distrito de Diamante. “Lixo zero, força de expressão, porque se a lei permitir que tenha uma instalação de um aterro sanitário da cidade, não vai ser eu e nem ninguém aqui de nós que vamos proibir, mas eu prefiro que não seja no distrito de Diamante.”

Ao final de sua fala, o presidente agradeceu a presença do público e declarou encerrada a sessão. “Amanhã estarei assinando a lei, promulgando e concordando com o projeto que passou por esta casa com unanimidade.”

A promulgação da Lei nº 34/2025 é vista como uma vitória para os parlamentares que têm defendido maior autonomia de Ubá em relação ao destino dos resíduos sólidos e uma importante resposta à demanda popular por responsabilidade ambiental e proteção territorial.

Acompanhe o pronunciamento do presidente da Câmara Municipal de Ubá: