Seminário Municipal de Arboviroses discute temáticas de prevenção e combate ao Aedes e às arbovirose

Seminário Municipal de Arboviroses discute temáticas de prevenção e combate ao Aedes e às arbovirose

A Secretaria de Saúde promoveu, no último dia 6, o Seminário Municipal de Enfrentamento das Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Durante o evento, voltado aos profissionais da saúde e técnicos da área, foram abordados temas como o panorama epidemiológico no município em relação a essas doenças, a organização dos serviços de saúde, o manejo clínico e a importância da comunicação para o êxito das ações de mobilização social desenvolvidas pelas secretarias de saúde estadual e municipal.

O Prefeito Edson Teixeira Filho esteve presente e participou da solenidade de abertura, ao lado do Secretário de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento. Representando a Gerência Regional de Saúde, esteve Elis Regina de Oliveira Mattos. O Conselho Municipal de Saúde também esteve presente, representado pela presidente Luciane Gonzaga. Na ocasião, todos enfatizaram a importância de eventos como esse durante todo o ano, especialmente neste período que antecede a estação chuvosa, quando se intensificam os casos de arboviroses.

Entre os palestrantes, destaca-se o médico especialista em diversas áreas de vigilância em saúde, Dr. Joseph Antônio Freire, de Cataguases, que abordou o manejo e as atualizações sobre a Chikungunya. O evento também contou com a presença do médico infectologista Dr. Marcos de Assis Moura, do Rio de Janeiro, que falou sobre Dengue e Febre Oropouche, abordando diagnóstico e manejo clínico.

Cerca de 150 pessoas, entre agentes de combate às endemias, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem da Atenção Primária, gestores e prestadores de serviços de saúde, participaram do seminário. O evento representa mais uma forma de promover a prevenção e evitar o aumento de casos de arboviroses no município.