Ubá: Vigilância Sanitária orienta população sobre cuidados com procedimentos estéticos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu em 21 de agosto um alerta com advertências sobre o uso incorreto de cosméticos em procedimentos injetáveis em clínicas de estética.
Direcionado tanto aos consumidores quanto aos profissionais da área, o Alerta GGMON 03/2023 esclarece sobre a interdição cautelar de determinados produtos. Além disso, contém recomendações essenciais para garantir a segurança dos clientes.
Em Ubá, a Vigilância Sanitária Municipal vem orientando e/ou notificando os proprietários de clínicas de estética quanto às novas regulamentações e sugerindo que as empresas implementem medidas rigorosas para garantir a segurança dos seus clientes, como a aquisição de produtos de fornecedores legalmente qualificados e com nota fiscal, além da obrigatoriedade do alvará sanitário e procedimentos de gestão da qualidade.
Para a população em geral que faz uso deste tipo de serviço, a Supervisora da Vigilância Sanitária de Ubá, Nayara Andrade Guillarduci, orienta que alguns cuidados devem ser tomados na escolha do estabelecimento e do profissional que irá realizar os procedimentos, evitando complicações e protegendo sua saúde. “O primeiro item a ser avaliado é se a clínica escolhida possui alvará sanitário para a atividade, além da escolha por profissional legalmente habilitado. O consumidor deve ainda solicitar informações sobre os produtos que serão utilizados pois estes devem possuir registro da Anvisa”, comentou.
Em caso de dúvida/denúncias os consumidores ou empresários devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal, de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h, por meio do telefone 3301-2561, ou pelo email visa@uba.mg.gov.br .