Semana do Fazendeiro: Usuários dos CRAS participam de passeio à Viçosa
Banco de Alimentos também esteve presente, em visita técnica com atores da Segurança Alimentar e Nutricional

Um programa que a cada ano é aguardado com entusiasmo pelos usuários dos CRAS e dos Centros de Convivência é a participação na Semana do Fazendeiro, tradicional evento de extensão da Universidade Federal de Viçosa que reúne cursos, exposições, atividades artístico-culturais e várias outras ações.
As equipes dos CRAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), aproveitam o momento para proporcionar aos usuários, sobretudo os idosos, a oportunidade de viver experiências diferentes, conhecer lugares e coisas novas, realizar atividades em conjunto e fortalecer sua autonomia, ao visitar um território um pouco mais longe de casa.
“A importância de criar esses momentos com nossos usuários do SCVF é levá-los a um lugar que significa diversidade de culturas, de conhecimentos, de trabalhos, de vivências. É abordar conhecimentos práticos de artesanato, por exemplo, que muitos dos nossos usuários usam como forma de renda; práticas de cultivo, que muitos gostam e executam em casa; as exposições de Biologia, Economia, Agronomia, que estimulam a reter informações úteis para o dia a dia deles”, afirma o psicólogo dos CRAS CEUs e São João, Felipe de Souza Moreira.
Com a colaboração da Secretaria de Educação, que cedeu o transporte, um grupo composto por usuários dos cinco CRAS do município passou o dia 25 de junho no campus da UFV, aproveitando as horas de lazer. Todos receberam lanche para passar o dia e foram acompanhados de servidores dos equipamentos.
"Quero agradecer a todos, principalmente os que estiveram conosco do CRAS São João. Fiquei muito feliz por este dia maravilhoso, e agradeço de coração a todos. E que venham nos próximos anos mais passeios. A cada ano a gente aprende mais e aproveita mais”, comemorou a usuária do CRAS São João, Maria Aparecida Moreira Leitão.
Segurança Alimentar e Nutricional foi foco de visita técnica
A 93ª edição da Semana do Fazendeiro da UFV aconteceu entre os dias 22 e 28 de julho, com o tema: “Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura”. Entre os dias 21 e 24 de julho foi realizada a XIV Troca de Saberes - Educação do Campo e Territórios, um conjunto de atividades que reuniu o conhecimento técnico e o saber popular por meio da organização dos participantes em grupos temáticos, onde eles apresentaram e discutiram suas experiências diárias, conhecimentos tradicionais e práticas de sucesso na pequena produção.
Acompanhados pela equipe do Banco de Alimentos de Ubá, membros do Projeto de Transição Agroecológica, dos conselhos municipais de Segurança Alimentar e de Desenvolvimento Rural Sustentável, SENAR, Associação Solano Trindade, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubá e usuários estiveram presentes no dia 24, em uma visita técnica que agregou conhecimentos.
Durante a visita, eles puderam dialogar com representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, autoridades envolvidas com a pauta da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, integrantes de movimentos sociais regionais e agricultores familiares de diversas cidades.
“A participação foi muito efetiva e oportunizou troca de saberes e debates dos participantes entre si e também com algumas autoridades no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS). Os participantes ficaram motivados com o debate acerca de pautas importantes para a SANS regional, e adquiriram conhecimentos técnicos em visitas a estandes de diversas entidades, como Embrapa, SENAR, empresas de laticínios e outros segmentos, como fornecedores de mudas e sementes”, informou a supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenadora do Banco de Alimentos de Ubá, Gisely Peron Gasparoni.