Tempestade de 175 milímetros causa estragos e deixa desabrigados em Cataguases
Segundo a prefeitura, mais de 50 famílias foram retiradas de casa e estão em abrigos; previsão é de mais chuva

Uma tempestade que caiu em Cataguases, na Zona da Mata de Minas, causou dezenas de alagamentos pela cidade, resultou em queda de árvores e mais de 50 pessoas desabrigadas. Segundo o instituto Climatempo, a cidade registrou 174,8 milímetros de chuva em 24 horas. O volume foi registrado entre sexta-feira (30) e este sábado (31).
Em função dos estragos, a prefeitura anunciou diversas medidas em apoio à população atingida. Segundo o Executivo municipal, foram registrados alagamentos nos distritos de Sereno e da Glória, na comunidade Sereninho. Os bairros Pampulha, Popular, Pouso Alegre e São Diniz também foram afetados após o transbordamento do do ribeirão Meia Pataca.
Também houve enchentes em outros pontos da cidade, em função do extravasamento das águas do Córrego Romualdinho. “No centro, as avenidas Astolfo Dutra e Humberto Mauro também alagaram devido à cheia do Córrego Lava-Pés. Também foram registradas quedas de árvores. Todas as vias públicas já estão com tráfego normalizado”, informou a prefeitura.
Só em dezembro, a cidade já recebeu um volume de chuva 40% maior que o previsto para dezembro. A média para o mês é de 310 milímetros e já foram registrados 435 milímetros, segundo o Climatempo. Conforme a prefeitura, equipes da Defesa Civil e da secretaria de Serviços Urbanos orientaram moradores que têm residência em áreas sujeitas a alagamentos.
Equipes também fizeram a limpeza das ruas com maquinário pesado. “Ainda as primeiras horas da manhã, saímos à cidade para verificar os danos provocados pelas intensas chuvas deste a noite de ontem, e notamos que a Avenida Guido Marlière foi a mais prejudicada e surpreendida pelo transbordo do córrego Romualdinho. No local, também constatamos a retirada de móveis nas moradias localizadas nas áreas mais baixas”, comentou o secretário de Serviços Urbanos, Carlinhos Pires em nota divulgada pela prefeitura.
Na cidade também foram registrados deslizamentos de barreiras em estradas e na zona rural e os trechos já foram liberados, segundo a prefeitura. Há apenas uma interdição próxima ao distrito de Cataguarino, em função de uma erosão no solo provocada por um açude. “Por ser um dano que envolve redes pluviais, o trecho está interditado pela Defesa Civil”, informa o Executivo.
Neste sábado, seis imóveis foram interditados por risco de desabamentos. Atualmente, 54 pessoas são atendidas nos abrigos montados pela prefeitura em escolas e creches da cidade. “Neste momento, o pedido da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros é que a população fique atenta aos riscos nas encostas e que, caso surjam trincas no imóvel, é para deixá-lo imediatamente”, alerta o Executivo.
Caso seja necessário entrar em contato, o telefone do Corpo de Bombeiros é 193 e da Defesa Civil Municipal é 3429-2590.
Fonte: Jornal O Tempo