Tribuna Livre: representantes de instituições locais apresentam seus trabalhos em maio

Tribuna Livre: representantes de instituições locais apresentam seus trabalhos em maio

A Tribuna Livre é um espaço concedido pelo Legislativo Ubaense para utilização pública e é realizada facultativamente, podendo qualquer cidadão requerer o seu uso, mediante a autorização prévia do Presidente da CMU, conforme previsto no artigo 143 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá (Resolução nº 01/2022).

 

Confira quem utilizou a Tribuna Livre no mês de maio

v  12 de maio – Emater/MG: Hugo Flores Fernandes (Extensionista Agropecuário II), Lucivan Gomes de Oliveira (Extensionista de Bem Estar Social II), Erik Flores Fernandes (Assistente Técnico/Ciência e Tecnologia de Laticínios). Assunto: Apresentação das ações realizadas e resultados alcançados pela empresa junto aos agricultores familiares e demais produtores do município, a partir do Relatório Anual de Ações do ano de 2024.

 

v  26 de maio – Conselho Tutelar: Conselheiro Marcos Paulo Peron Lopes. Assunto: falar sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, marcados pela campanha "Maio Laranja", e reforçar a importância da conscientização, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Tribuna Livre pode ser utilizada para:

I - exposição ou debate de matérias de interesse da comunidade;

II - reivindicação de solução a problemas enfrentados pela comunidade;

III – para falar sobre proposição legislativa;

IV – para prestar agradecimento;

V – palestras e apresentações.

A inscrição deve ser realizada em até quarenta e oito horas de antecedência para falar sobre assuntos gerais e até seis horas antes de iniciada a reunião, para falar de projeto de lei pautado. No requerimento deverá ser especificado o assunto a ser tratado e caberá ao Presidente deferi-lo e cassar a palavra de qualquer orador que extrapolar o tema para o qual se inscreveu.

Cada vereador poderá solicitar a palavra por até dois minutos após o orador encerrar sua exposição na Tribuna Livre, caso queira esclarecer ou abordar o algum ponto do assunto exposto, vedada a réplica.

Para cada sessão ordinária, a utilização da Tribuna Livre é limitada a duas pessoas, ficando reservado o tempo de dez minutos para cada, exceto para palestras e apresentações, casos em que o prazo será de até 20 minutos e poderá ser utilizada para este fim apenas uma vez ao mês.

O orador que utilizar a Tribuna Livre somente poderá reutilizá-la 120 dias depois.

Fonte: Comunicação da CMU