Tribuna Livre: Rota Turística da Estrada Geral de Minas à Campos dos Goytacazes

Tribuna Livre: Rota Turística da Estrada Geral de Minas à Campos dos Goytacazes

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá, desta segunda, 23 de outubro, o senhor José Xavier Brandão e pesquisadora, Maria Joana Neto Capella, usaram a Tribuna Livre para falar sobre o projeto da Rota Turística da Estrada Geral de Minas à Campos dos Goytacazes.

O senhor José Xavier Brandão falou da importância para o desenvolvimento turístico da região através da pesquisa que resultou na publicação de um livro.

“Nós iniciamos um trabalho antes da pandemia do Covid, que o Vereador José Maria participou conosco de algumas reuniões, cuja ideia inicial era a rota do Guido. Quando o Guido Marlière retirou os índios daqui, foi com eles até Cochrane, lá na divisa do Espírito Santo/Rio de Janeiro. Mas. Veio a pandemia e nos tirou de órbita. Então, uma pesquisadora que eu quero apresentar a vocês, Joana Capella, de Cataguases, o nosso professor Carrara de Ubá e mais o professor Flávio da universidade, debruçaram nas pesquisas e nós partirmos então para a estrada, que foi o motivo de trazer a colonização, as propriedades rurais antigas e veio de Mariana até Visconde de Rio Branco.

Virada dos anos 700 para os anos 800 através de trabalho dos ubaenses Antônio Januário Carneiro, viu se a necessidade de arrumar uma saída para a nossa região e também colonizar essa região, já que a nossa região foi colonizada de dentro para fora, que ao invés de tudo, vem do mar para o interior e a nossa foi do interior para o Rio de Janeiro.

A nossa vinda aqui é dar conhecimento a vocês do trabalho que nós estamos realizando já há mais de seis anos nessa pesquisa e que resultou em um livro. Espero que desse conhecimento aos senhores vereadores e que tudo que a professora Joana vai falar está embasado em documentos que estão nesse livro. E nós acreditamos que revitalizar essa estrada, vai dar aos 43 municípios de Minas que ela, quando não passa na sede, passa dentro do município, condições depois disso aí ser chancelado pelo governo do Estado como a rota oficial de turismo.

Isso vai dar aos municípios condições de desenvolver muito mais o turismo nessas regiões, ela vai ser para nós aqui, o que a Estrada Real é para a região onde a estrada Real passa”.

Veja no vídeo abaixo as explicações da pesquisadora Maria Joana Neto Capella sobre o trabalho que está sendo feito: