Ubá: Projeto da Rede Municipal tem como foco as habilidades socioemocionais

Visando promover a alfabetização e letramento dos estudantes no tempo certo, a partir da intensificação de iniciativas voltadas à recomposição da aprendizagem, dentre elas a leitura, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve nas escolas da Rede Municipal de Ensino o Projeto “Leituras em conexão...saberes em conexão”.
No ano letivo de 2023, o Projeto Leituras em Conexão terá como tema norteador a conexão para a vida. Com um trabalho centrado no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e da leitura, interpretação e escrita, as ações promovidas no ambiente pedagógico, nas escolas e no ambiente familiar terão como foco a conexão das habilidades humanas, das relações e do cotidiano aos saberes e à aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento integral dos alunos como sujeitos críticos, participantes, conscientes e capazes de respeitar as diferenças, agir positivamente para o bem comum, entender e gerenciar emoções, administrar as situações do cotidiano, estabelecer bons relacionamentos e tomar decisões de maneira responsável.
Em 2022, o projeto fomentou ganhos significativos nos índices de fluência em leitura e escrita dos estudantes da rede, a partir da proposta de despertar o interesse pelos livros e pelo hábito de ler, através da renovação e fortalecimento do acervo literário das Bibliotecas das escolas e da realização de ações lúdicas e interativas como contação de histórias com a utilização de recursos expressivos (cartola, saia e sombrinha literária); atividades de reflexões, interpretações e encenações; piqueniques literários e exposição de trabalhos artísticos e de trabalhos escritos, que envolveram os educadores, os servidores das escolas, os estudantes e as famílias.
Lançamento do Projeto Leituras em Conexão 2023
No dia 27 de fevereiro, a Equipe de Apoio Pedagógico da SME promoveu o evento de lançamento da proposta para 2023 do Projeto “Leituras em conexão...saberes em conexão”. A ação, voltada para diretores, supervisores e técnicos em educação da rede, contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, e da Assessora Técnica da SME, Maria da Glória Ferreira Soares.
“A Rede Municipal de Ensino de Ubá conta com uma equipe seleta, que pensa a educação e que faz acontecer. São profissionais que têm a capacidade de corrigir os alunos e de ser afetivo o tempo todo. Por isso o desenvolvimento dessa proposta de leitura tem dado muito certo. Precisamos ter um trabalho centrado no contexto da atração pela leitura, porque ainda estamos distantes de uma sociedade de leitores e o melhor lugar para criar uma sociedade de leitores é a escola. Colocar a criança para ler é nos colocar para ler. É levar o hábito e o prazer da leitura aos funcionários das escolas e às famílias. É assim que ao longo do tempo teremos sucesso no processo de aprendizado. Gostaria de agradecer à equipe de apoio pedagógico e a todos os diretores, supervisores, técnicos em educação, professores e demais funcionários das escolas pelo empenho na construção e realização desse e de tantos outros projetos que fazem a educação avançar no município”, disse o Secretário de Educação, Samuel Gazolla Lima.
O lançamento do Projeto Leitura em Conexão integrou as atividades da 2ª Jornada Educativa da SME. Entre os dias 27/02 e 02/03, profissionais da Rede se reuniram para a organização e o planejamento das atividades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e para a apresentação dos resultados das avaliações diagnósticas e do novo referencial de avaliação. Nos dias 02, 03 e 04/03, os servidores participaram da oficina de culturas Afro-indígenas “A arte de narrar: histórias de contos e contadores”, realizada em parceria com o Museu Ginásio São José e com o Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura.