Ubá: Social encerra ciclo de capacitação continuada para servidores
Temas diversos foram abordados em programa amplo para nivelar e agregar novos conhecimentos

A Secretaria de Desenvolvimento Social encerrou no mês de junho de 2024 o ciclo de capacitação continuada para seus servidores e gestores, que teve início em agosto 2023. A capacitação abordou diversos temas relacionados a serviços, programas e projetos da Política de Assistência Social, e contou com profissionais diversos, com atuação em diferentes municípios e que são referência nos temas abordados.
Os trabalhadores da SMDS foram capacitados sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Média e Alta complexidade para a população em situação de rua; Serviço Especializado em Abordagem Social; Atuação dos cuidadores e educadores sociais no serviço de acolhimento; Educadores e orientadores sociais e facilitadores nas oficinas do CRAS e CREAS; Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia); Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; Escrita oficial; Gestão Financeira, orçamentária, prestação de contas e financiamento do SUAS; Instrumentos de pactuação para captação de recursos; Medida Socioeducativa; e Vigilância Socioassistencial do SUAS.
Além de atualizar os conhecimentos dos servidores que já atuam na Política de Assistência Social, a capacitação buscou promover a inserção dos profissionais recentemente convocados via concurso público para compor as equipes dos diversos equipamentos. “Como servidor publico, posso atuar no futuro em setores diferentes do que estou hoje, por isso foi ótimo a oferta conjunta dos temas. Quando tomei posse e fui designado para a Secretaria de Desenvolvimento Social estava com receio, pois meu curso foi voltado para Saúde, mas com a capacitação pude estender meus conhecimentos além da prática, pois a parte teórica é igualmente necessária, e pude entender o local da Psicologia no SUAS, o que antes para mim não era muito claro”, afirmou o psicólogo Felipe de Souza Moreira, que atua no CRAS Cohab.
Servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social desde 2014, a assistente social e atual gerente de Proteção Social Especial, Ana Paula Souza Franzoni, também avaliou positivamente o ciclo de capacitação. “Como servidora que atua há muitos anos no Suas, tive a oportunidade de rever conceitos e agregar novos conhecimentos. Ações neste sentido aprimoram a política de Assistência Social no âmbito municipal, atingindo diretamente os protagonistas desta política: os usuários”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, destacou as oportunidades que vem sendo proporcionadas pela SMDS aos servidores para seu aprimoramento profissional, como a participação em conferências regionais, estadual e nacional, visitas técnicas a equipamentos publicos de outros municípios, capacitações presenciais e on line realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), cursos específicos de acordo com as demandas dos serviços e a participação, por dois anos consecutivos, do SUAS 360, evento que reúne referências nacionais na Política de Assistência Social em uma verdadeira imersão no tema, realizado em Belo Horizonte."Buscamos promover o protagonismo dos nossos servidores com a execução do plano de capacitação continuada e também com o incentivo que estamos dando para que participem de eventos, cursos, encontros regionais e demais capacitações ofertadas por outros órgãos. Temos a consciência de que o servidor é o nosso maior bem no serviço público e fomentar o conhecimento deles é um legado que se deixa em uma administração", afirmou.