Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12, uma reunião com agricultores familiares do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), com foco nas entregas às
escolas estaduais do município.
O encontro, sob a coordenação da Secretaria de Agropecuária e da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) local, aconteceu no auditório Professor Arduino Bolivar, do Centro Administrativo Prefeito Antônio Chequer (Prefeitura).
Durante o encontro, a diretora de Agropecuária e Extensão Rural da Semag, Vera Lúcia, destacou as visitas técnicas realizadas pela equipe da secretaria, com o objetivo de verificar a compatibilidade entre a produção informada e a oferta efetiva de alimentos para o PNAE, além de identificar a necessidade de ajustes pelos agricultores, que subsidiam a organização das entregas.

A diretora informou ainda que a secretaria está atuando em parceria com a Emater-MG para oferecer apoio técnico individualizado aos produtores, garantindo que as metas do programa sejam alcançadas: “o alinhamento entre as instituições busca fortalecer o PNAE como uma política pública bem-sucedida no município, assegurando que a produção e a entrega dos alimentos estejam de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa”, assegurou.
Ainda na reunião, os produtores e representantes das escolas tiveram oportunidade de pontuar os pontos positivos e negativos do Pnae, para traçar estratégias, corrigir alguns entraves e proporcionar soluções que atendam a todos.
Foram apresentadas propostas para estabelecer procedimentos para acompanhamento de plantio junto aos produtores e formadas equipes entre os participantes para pesquisa de preços em estabelecimentos de hortifrutigranjeiros, em especial a feira livre, para estabelecer um parâmetro de venda para os produtos da agricultura familiar.
Na ocasião, também foi apresentado aos agricultores o projeto de implantação do Banco de Alimentos no município. A iniciativa, atualmente em fase de estruturação, tem como um de seus objetivos ampliar a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, fortalecendo ainda mais esse importante setor da economia local.