5º Campeonato Skate Rock de Ubá reuniu famílias em clima de confraternização

5º Campeonato Skate Rock de Ubá reuniu famílias em clima de confraternização

Aconteceu neste domingo o 5º Campeonato Skate Rock que reuniu skatistas da Zona da Mata e do Brasil inteiro.

Foi um dia inteiro de muita música e confraternização na pista de skate de Ubá, no Bairro Noeme Batalha, com apresentações de diversas bandas.

O ponto alto foi a presença de famílias inteiras, adultos, crianças e adolescentes que puderam desfrutar desde esporte que está conquistando cada vez mais praticantes em todo país.

Nossa reportagem conversou com o idealizador do Skate Rock, Vinícius Caputo, sobre o evento que tem grande aceitação do público e do movimento skatista de Ubá.

“Para mim é uma paixão, isso aqui para mim é uma diversão. Eu sou idealizador do evento desde quando eu tive minha loja há dez anos atrás. Ficamos dois anos parados devido a pandemia e faço alguns eventos na região também e a vibe disso aqui é a confraternização mesmo, trazendo a galera nova para uma coisa saudável.

A gente tem um projeto de doação de skate para crianças carentes. Quem quiser apoiar só chegar na loja @skaterockloja  que agradecemos muito.

A loja fica ao lado da Lolita e são dos meus filhos @bruno.caputo1 @pedro.mateus.5076 @thiagocaputo, na Rua: Coronel Carlos Brandão, Galeria Carlos Brandão, 99, Loja 3 - Centro – Ubá.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer as empresas que nos ajudaram a concretizar o evento de hoje, pois sem elas não seria possível. Agradeço muito a Prefeitura Municipal de Ubá que todo ano que a gente faz sempre chegou junto e fornece toda a estrutura pra gente. A @unifagoc que pelo segundo ano consecutivo foi nosso patrocinador master, a Esporte Legal, a Stronger, ótica Bella Vista.

 Agradeço muito também meu Brother @sergiomedice que convidei pra nos ajudar nessa edição, ao meu Amigo @viniciussamor que em todas as edições me ajudou nesse projeto. Agradeço também ao @breno_reis_oliveira que sempre foi muito atencioso e paciente conosco. Obrigado @badaro.anderson que me apoiou bastante e me fez ver uma luz no fim do túnel, quando pensei em fraquejar e jogar tudo por alto. E só pra encerrar agradeço a todos os envolvidos, seja eles funcionários da prefeitura ou terceirizados que participaram da reforma da pista e da montagem na estrutura. Obrigado também todas as bandas que estão envolvidas nesse projeto e apresentaram por amor a música e ao skate... @mr.ez_69 @moedadetroca_ @banda_ollie @cerebroseofficial @verbasebanda @viniciuscaputooficial @james.kingrock .

 Muito obrigado Silber Silveira e Natal Da Ferrari e não poderia finalizar sem agradecer minha esposa @juevinicaputo que sempre está do meu lado me apoiando”. Finalizou o idealizador do Skate Rock, Vinícius Caputo.

 Benefícios como prática esportiva

 O esporte oferece ao praticante vários benefícios ao corpo, como fortalecimento do sistema respiratório e também o aeróbico.

Segundo Alvaro Luiz Penteado Santos, o skate exige músculos de todo o corpo, o trabalho das pernas é intenso, principalmente joelhos e panturrilhas, tonificando os músculos por meio da realização de saltos, agachamentos, giros e chutes. O skate também trabalha o abdômen, glúteos e coxas, além dos braços que são bastantes utilizados, em decorrência dos impulsos para se locomover e o reflexo de apoiar as mãos no chão para evitar quedas.

Para Thiago Zanoni Neves “Pino”, a prática do skate favorece o exercício aeróbico devido à impulsão e remadas pelas ruas ou em direção a algum obstáculo. Ele estimula a flexibilidade, coordenação e a concentração por meio da realização de manobras.

Antes do esporte, o skate é uma diversão, que o praticante não percebe que está fazendo um exercício físico. Além disso, ele ensina a superar os medos e combate a depressão. Para os iniciantes no esporte, a queima é de 500 calorias em uma hora de atividade. Na evolução de manobras, velocidade e curvas esse gasto calórico aumenta consideravelmente.

De acordo com Alvaro Luiz Penteado Santos, outro benefício do skate é o social, pois ao contrário de muitos esportes, o skate não tem idade inicial ou limite, não há classe social, condição física ou técnica, o objetivo é se divertir e, embora seja um esporte individual, os skatistas costumam praticar o esporte em grupos a fim de aprender novas manobras e estreitar laços de amizade. Na competição o principal objetivo é competir com você mesmo e todos torcem em prol de boas manobras e superação do skatista.