Aciubá participa do 27º Congresso Federaminas

Congresso da Federaminas debate sustentabilidade, inovação e liderança e vai neutralizar emissões de carbono

Aciubá participa do 27º Congresso Federaminas

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ubá (Aciubá) marcou presença no 27º Congresso Federaminas, evento que reuniu lideranças empresariais de todo o estado para debater estratégias de desenvolvimento econômico, associativismo e inovação.  

Representando a Aciubá, o presidente Silber Silveira e o vice-presidente Elias Coelho participaram de palestras, painéis e encontros de networking, reforçando o compromisso da associação com o fortalecimento do ecossistema empresarial da região da Zona da Mata.  

Durante o congresso, Silber Silveira e Elias Coelho tiveram a oportunidade de se reunir com o governador Romeu Zema e com o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, tratando de pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico e o associativismo na região.  

“É fundamental estarmos presentes em eventos como este, trocando experiências, conhecendo novas práticas de gestão e promovendo parcerias que beneficiem nossos associados e toda a economia local”, destacou Silber Silveira.

O congresso reúne empresários, gestores públicos, lideranças associativistas e especialistas de todo o país em quatro dias de programação voltada à sustentabilidade, inovação e novos modelos de gestão. “O tema é mais que uma tendência, é uma necessidade. Nosso objetivo é mostrar como os empreendedores podem gerar resultados concretos enquanto contribuem para a preservação do planeta”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.

Sustentabilidade como foco e prática

A edição de 2025 será marcada pela neutralização das emissões de carbono, uma ação inédita na história do congresso. Todas as emissões geradas com deslocamentos, consumo de energia e resíduos do evento serão compensadas por meio de créditos de carbono certificados.

A ação envolve a preservação de florestas nativas, a adoção de práticas sustentáveis e a geração de créditos de carbono auditáveis. “O crédito de carbono é um ativo que vem de um processo ambiental. É o reconhecimento de uma prática que gera uma menor emissão ou uma maior captura de carbono. No caso do Congresso da Federaminas, os créditos são de três produtores rurais de Minas Gerais. Tudo é auditável, mensurável e está próximo dos empresários e da própria entidade”, explica Rafael Melo, diretor da E2Carbon.

A iniciativa posiciona a Federaminas entre as primeiras entidades empresariais do país a incorporar oficialmente a neutralização de carbono como prática de gestão ambiental.

Compromisso com o futuro dos negócios

Segundo Valmir Rodrigues, o congresso reafirma o papel das associações comerciais como agentes de desenvolvimento regional e transformação social. “A Federaminas acredita que é possível crescer com responsabilidade. Nosso congresso propõe uma reflexão sobre o papel das empresas no futuro, empresas que inovam, respeitam o meio ambiente e valorizam as pessoas”, disse.

O evento também conta com a tradicional entrega do Prêmio Mulheres Além das Gerais e do Mérito Empresarial, que homenageia empresários e associações com atuação destacada no fortalecimento do associativismo mineiro.

“Um momento de aprendizado, mas também de convivência e inspiração, reunindo lideranças que acreditam no potencial transformador do empreendedorismo”, afirma o presidente Valmir Rodrigues.

O Congresso

O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem, da CEAJE e da ACIA.  O evento conta ainda com o apoio da Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio é da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas – “Aqui o trem prospera”.

O evento, que reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o estado, além de empresários, gestores públicos e representantes de entidades de classe, é um dos mais relevantes do calendário associativista brasileiro e, a cada edição, propõe uma imersão em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e institucional.