Maio Amarelo: Ação do CEREST reforça importância da campanha

Com o objetivo de orientar a comunidade sobre a prevenção aos acidentes de trânsito, temática da campanha Maio Amarelo, a equipe multiprofissional do CEREST Ubá, em conjunto com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu salas de espera na sede da secretaria.
A iniciativa visa a redução do número de acidentes, por meio de ações de educação e conscientização de motoristas e pedestres, tendo em vista que a maior parte dos acidentes de trânsito atendidos no município está relacionada à quedas e colisões, envolvendo motociclistas e ciclistas; a atropelamentos e colisões de automóveis em estradas da região.
“A melhor forma de evitar acidentes é seguir todas as normas de trânsito, respeitando os limites de velocidade, evitando manobras arriscadas e utilizando sempre os equipamentos de proteção e segurança como o cinto de segurança e o capacete. Seguindo estas regras fundamentais, podemos contribuir parar evitar acidentes, principalmente aqueles com maior gravidade. Também é importante nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas. Sabemos do potencial efeito letárgico do álcool e, no trânsito, um segundo pode ser a diferença entre a vida e a morte. No dia a dia do CEREST, convivemos com muitas histórias de sofrimento e angústia e, muitas vezes, o condutor alcoolizado pode não ser a única vítima. E o que a gente realmente espera é que esse hábito seja abolido da prática cotidiana”, explicou a técnica de enfermagem do CEREST, Anna Stephanie da Cruz Trindade.
“A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa importante para promover a segurança viária e visa a diminuição do número dos acidentes de trânsito. Durante o mês de maio, diversas atividades são realizadas para demonstrar para a população a importância de um trânsito mais seguro.” declarou o coordenador do CEREST, Lázaro Mattos.