Prefeitura de Ubá realiza premiação do Concurso de Redação

Prefeitura de Ubá realiza premiação do Concurso de Redação

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a 30ª Subseção da OAB/Ubá promoveram, no último sábado (09), no Fórum Cultural, a cerimônia de premiação do Concurso de Redação “Um olhar gentil enxerga o que há de mais extraordinário”.

Ao todo, o concurso contou com sete redações selecionadas. Os textos premiados foram: “Um primeiro dia de aula extraordinário”, do professor Renato Coelho Rodrigues da E.M. Professor Manoel Arthidoro de Castro; “Um Olhar”, da professora Eliana Miranda de Sá da E.M. Irmã Ana Maria Teixeira Costa e “Por um mundo mais extraordinário”, da professora Mirian de Fátima Monteze Firmiano da E.M. Dr. Tânus Feres de Andrade. (Confira no final da matéria os trabalhos premiados).

A abertura da solenidade contou com a apresentação do Hino das deficiências “Minha esperança é você”, do cantor e compositor José Geraldo, interpretado pela analista de Atendimento Educacional Especializado, Rosana Basílio e da Música Aquarela do Brasil, do compositor ubaense Ary Barroso, apresentado e interpretado em Libras pelos analistas Atendimento Educacional Especializado Rosana, Graciany, Alexander e Aroldo. O Hino Nacional e o Hino de Ubá foram executados pelo Maestro Wantuil Alexandre e pela musicista Tatiana Andrade.

Durante o evento, o Prefeito Edson Teixeira Filho destacou a importância dos investimentos feitos na Educação, principalmente na formação e capacitação continuada dos profissionais. “Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para a realização deste concurso. Temos muita satisfação em ver a qualidade dos  trabalhos apresentados. Ao longo dos últimos anos, realizamos diversos investimentos na área da Educação, inclusive na capacitação dos profissionais em atuação na rede municipal, e percebemos que além de prédios aqui também estamos construindo  pessoas”, afirmou o Prefeito.

Para o Secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima, disseminar a cultura da inclusão, principalmente neste momento pós-pandemia, é função não apenas dos educadores, mas de todos que buscam um mundo melhor, mais sociável, equilibrado e justo. “Ao ouvir textos tão bem escritos e de uma sensibilidade ímpar com relação às diferenças me proporcionou experimentar um mix de emoções e a certeza de que podemos mais por nossas crianças e famílias. Parabéns a todos os professores da Rede Municipal de Ensino”, disse.

“Momento emocionante. Único. Tenho grande orgulho de fazer parte da Rede Municipal de Ensino que conta com educadores tão sensíveis e abertos ao amor, à constante reflexão e à aprendizagem. Muitos aplausos aos nossos educadores. Professores extraordinários, crianças extraordinárias”, declarou a Gerente da Divisão de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, Débora Barros Pinto.

Voltado para as equipes escolares da Rede Municipal de Ensino, o Concurso de Redação “Um olhar gentil enxerga o que há de mais extraordinário” teve como objetivo a sensibilização de todos os educadores em relação a temática da inclusão social através do incentivo à reflexão e ao debate do assunto nos ambientes educacionais, a fim de disseminar a cultura de inclusão, promovendo o crescimento individual e coletivo, por meio da convivência com as diferenças e o reconhecimento do valor da diversidade.

Confira abaixo as redações vencedoras:

1º Lugar - “Um primeiro dia de aula extraordinário”

Professor Renato Coelho Rodrigues (E.M. Professor Manoel Arthidoro de Castro)

2º Lugar - “Um Olhar”

Professora Eliana Miranda de Sá (E.M. Irmã Ana Maria Teixeira Costa)

3º Lugar - “Por um mundo mais extraordinário”

Professora Mirian de Fátima Monteze Firmiano  (E.M. Dr. Tânus Feres de Andrade)