Banco de Alimentos de Ubá estimula educação alimentar e nutricional entre usuários da Assistência Social

Projeto investe em atividades coletivas para incentivar hábitos alimentares saudáveis

Banco de Alimentos de Ubá estimula educação alimentar e nutricional entre usuários da Assistência Social

A Seção de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Banco de Alimentos, realiza o Projeto Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os usuários dos equipamentos socioassistenciais do município com o objetivo de  incentivar  hábitos alimentares saudáveis, com ênfase no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados,  além de proporcionar o desenvolvimento, treinamento e partilha de habilidades entre os participantes, que vão de crianças a idosos.

Já participaram das atividades usuários dos Cras e Centros de Convivência. O projeto, que foi idealizado e é coordenado pela supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional, Gisely Peron Gasparoni, é permanente, com encontros continuados, realizados semanalmente e executados pela nutricionista do Banco de Alimentos de Ubá, Renata Carneiro Rocha. As  atividades são construídas de forma coletiva com preparos de alimentos, plantios e cultivos, diálogos, recursos artísticos, entre outras propostas, sempre buscando se adequar à realidade  dos participantes.

“A disseminação de informação é um dos pontos principais para garantir o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional. Buscamos contribuir para a alimentação saudável e sustentável, fortalecendo hábitos regionais, redução de desperdício, senso de pertencimento, protagonismo e autonomia. Procuramos estabelecer vínculos, porque acreditamos em estratégias que promovam cuidado, afetividade e que vão modificar a relação do indivíduo com o alimento”, afirma Renata.