Ubá: E.M. José Campomizzi inicia ensino em tempo integral
239 alunos do Ensino Fundamental permanecerão na escola, em dois turnos

A Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho (CAIC) passou a oferecer ensino em tempo integral. Ao todo, 239 alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental I) permanecerão na escola, em dois turnos. A iniciativa contempla quase metade dos estudantes matriculados na unidade.
Além das aulas regulares, os estudantes terão acesso à atividades pedagógicas para apoio ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita (literacia) e de resolução de problemas e raciocínio lógico (numeracia); artísticas e culturais como dança, música e capoeira; esportivas como futsal, vôlei e tênis; e de educação ambiental, educação financeira e educação socioemocional. A programação do turno e contraturno totalizará cerca de 35 horas semanais de atividades escolares.
Para informar e orientar as famílias sobre essa mudança significativa, a equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação promoveu, no dia 02 de maio, uma reunião com responsáveis pelos alunos atendidos no período integral.
Com a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, estabelecido pela Lei nº 14.640/2023, o município reafirma seu compromisso com a qualidade da educação em Ubá. “Estamos dando os primeiros passos para implantar as matrículas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino. Além de ampliar o tempo de aprendizado, vamos oferecer para os alunos uma experiência educacional mais abrangente e enriquecedora, com propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vão estimular o aprendizado contínuo e a formação cidadã das crianças”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Maria da Glória Ferreira Soares.