Ubá: Saúde promove ações do Setembro Amarelo

Várias ações têm sido desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ubá em razão do Setembro Amarelo, que é uma campanha de prevenção ao suicídio. Um exemplo é a Sala de Espera realizada pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básica de Saúde dos bairros Cohab, Eladorado e São Domingos.
Os agentes de saúde deram dicas sobre como manter uma saúde mental equilibrada e onde procurar ajuda, como os Postos de Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os recursos disponibilizados pelo Centro de Valorização da Vida.
No dia 21 de setembro (quinta-feira), a equipe de ESF da Unidade Básica de Saúde do Bairro São João realizou uma ação sobre o assunto na empresa Viação Ubá. Cerca de 30 colaboradores foram alvo desta iniciativa. Confira mais detalhes dessa intervenção AQUI.
Outra ação foi realizada na sexta-feira (22) na Praça São Januário pelo CAPS II Guida Sollero. Com o tema "Prevenção ao Suicídio - Se Precisar, Peça Ajuda", a tônica da programação foi a importância do diálogo sobre o tema do suicídio bem como as formas de prevenção de modo que as pessoas que precisem possam buscar ajuda adequada. A atividade contou com apresentação do Coral do CAPS II, composto pelos pacientes da unidade e alguns profissionais.
Também foram encontros sobre a temática com os grupos de atividades física no Centro POP, CRAS, CAPS, além de eventos para orientação da população.